MORE About: DOOM

            Saudações aleatorianos a título já diz tudo vim trazer um pouco mais sobre DOOM esse jogo incrível e muito aclamado por várias gerações de gamers.
                                           
           
            DOOM como dito no post passado é um jogo em primeira pessoa(FPS), você tem a mesma visão que o personagem tem, como se trata de um jogo antigo, o objetivo é simples que é simplesmente achar a saída e  passar para o próximo cenário e sobreviver aos obstáculos, monstros, armadilhas, labirintos e portas que necessitam de chaves para serem abertas. DOOM incentivava o jogador a explorar a fase pois haviam muitos secrets espalhados, os quais continham power-ups (falarei sobre eles adiante), armas e munições, para ajudar na exploração havia um auto-mapa que se ativava apertando a tecla TAB. Herança do seu "pai" Wolf-3D.

            DOOM é um jogo em que seu protagonista, o Marine, é um verdadeiro BADASS (o maior de todos na minha opinião) tanto que ele pode carregar todos as armas do arsenal do jogo ao mesmo tempo(eram 9 contando com o soco) completamente carregadas e a armadura, coisa que não se vê em nenhum dos FPS mais modernos como CoD ou BF onde se carrega no máximo três. Muitas pessoas  se perguntam -Mas o Marine nunca falou em nenhum dos DOOMS nada se sabe sobre ele, Qual a historia dele? Qual a personalidade dele? Qual o nome dele?. Uma vez  John Romero co-fundador da idSoftware disse: Quanto menos você souber sobre ele, melhor pois mais ele se igualaria a você pois, o jogador estara livre para inventar a sua propria personalidade para o Marine. Nunca houve um nome para o Marine pois supostamente ele para se você.

             A produção de Doom começou em 1992, com John Carmack construindo o mecanismo gráfico enquanto a id terminava Spear of Destiny, a continuação de Wolfenstein 3D, Jonh se inspirou muito no filme Alien e no RPG de tabuleiro Dungeons & Dragons. Durante esses anos de produção Tom Hall criou um documento chamado "Bíblia de Doom", com uma história complexa, no qual 5 soldados numa base militar no planeta Tei Tenca enfrentam os demônios, e viajariam ao Inferno. Mas Carmack rejeitou, dizendo que "história num jogo é tão importante quanto à história num filme pornô" (engraçado como antigamente os jogos não precisavam de um roteiro complexo para se bom). Houve  muitos conflitos com a equipe pois Hall queria mais realismo em vez de uma jogabilidade melhor esse fator levou Hall a sair em 1993. A "Bíblia" foi rejeitada, mas diversas ideias ficariam: DOOM também começa numa base militar, mas nas luas de Marte, existem viagens ao inferno e apenas um protagonista soldado. Muitos levels e criaturas também ficariam, porém sofreram alterações. Os levels de Tom Hall, inspirados em Wolf 3D, começaram a ser feitos, mas adaptados a medida que progredia para serem mais "legais" e mostrarem toda a capacidade do jogo. Os levels do primeiro episódio foram feitos por John Romero, mas como ele não podia fazer os outros 2 episódios, Sandy Petersen fora contratado 10 semanas antes do lançamento. 

            O que fez de DOOM de um jogo incrível logo no seu lançamento foi a qualidade do seu mecanismo gráfico criado por John Carmack , que era único e revolucionário (seria algo mais ou menos parecido com o que vimos com o lançamento do primeiro Crysis). Foi um salto em relação ao lançamento anterior da idSoftware, Wolfenstein 3D, as caracteristicas são:
  •  Diferenças de altura (todas as salas em Wolfenstein 3D são da mesma altitude);                                                                        
  • Paredes não-perpendiculares (todas as paredes em Wolfenstein 3D correm ao longo de um grid quadrangular);
  • Mapeamento de textura em todas as superfícies (em Wolfenstein 3D, o teto e o chão não tinham texturas);
  • Nível variado de luz (todas as áreas em Wolfenstein 3D são completamente iluminadas com o mesmo brilho). Apesar de também contribuir para a autenticidade visual do jogo. isso provavelmente e mais importante ainda adicionou à atmosfera do jogo; o uso da escuridão como meio de amedrontar e confundir o jogador foi um elemento inédito nos jogos                                                     
            Todas as fazes em Wolfenstein 3D são completamente estáticas em contraste com as de DOOM que são altamente interativas, plataformas podem subir e descer, o chão podesubir e formar degraus e pontes podem subir e descer.
 DOOM




Vs.





 Wolfenstein 3D
 Kick demons asses


                              Vs.
                                     Kick Nazis asses


Eu posso dizer que eu já fiz os dois



             DOOM continha power-ups para ajudar o jogador a progredir no jogo, tem que pensar nos noobs também eles são:

·     Invulnerabilidade (Invulnerability): uma esfera cristalina verde contendo uma face maligna com   olhos vermelhos. Este objeto tornará o jogador por    30 segundos completamente invencível a ataques inimigos e armadilhas dos cenários, como pisos tóxicos e paredes esmagadoras por exemplo,mas não invulnerável a telefrag (acontece quando um objeto     é teletransportado ao local exato onde se encontra outro objeto, resultando na imediata destruição do segundo). Enquanto este objeto estiver ativo, todas as cores do display na tela do jogo estarão invertidas monocromaticamente, e os olhos do personagem na barra de status, na parte de baixo da tela, emitirão um brilho dourado. Este efeito das cores invertidas é perfeito para enxergar em áreas escuras e visualizar inimigos invisíveis, como os Espectros. Cinco segundos antes de expirar o efeito do objeto, as cores da tela começarão a piscar em suas cores naturais, sinalizando o fim da imortalidade.
              
·         Visor de Iluminação (Light Amplification Visor): tem a forma de um visor prateado com lentes vermelhas. Este objeto iluminará fortemente todas     as áreas do mapa, inclusive as mais escuras, por aproximadamente 120 segundos, quando 5      segundos antes de seu efeito acabar as luzes     piscarão, indicando seu término. Objeto bastante      útil também para ver inimigos invisíveis, como Espectros.
       
·         Invisibilidade Parcial (Blur Artifact): é uma     esfera cristalina vermelha com um tipo de olho       azul pulsante dentro. Como indica seu nome, ela torna   o jogador parcialmente invisível (de forma similar aos Espectros)  por 60 segundos. Ao    contrário do que muitos jogadores pensam, pegar    este objeto com   outro igual já ativo não adicionará   60 segundos de invisibilidade, mas meramente reiniciará o tempo de invisibilidade de volta aos 60 segundos iniciais. A grande vantagem deste objeto é a de não alertar inimigos próximos ou de confundir inimigos que já estejam ativos, com isso fazendo-os errar seus ataques. O corpo do jogador piscará em suas cores normais quando faltarem apenas 5 segundos para dissipar a invisibilidade.
               
·         Traje Anti-Radiação (Radiation-Shielding Suit): aparece como uma roupa anti-biológica branca. Ao  ser  utilizada, cria uma tela verde (similar à tela vermelha criada pelo objeto Super Soco) que     protege totalmente o jogador contra ambientes perigosos,  como pisos tóxicos. A proteção do traje dura 60 segundos, e similarmente à Invisibilidade Parcial, vestir um segundo traje sobre um já ativo      irá retornar  o efeito aos 60 segundos iniciais. A tela verde piscará quando restarem apenas 5 segundos para encerrar a proteção do traje.
                
·         Mega Armadura (Mega Armor): semelhante à Armadura, porém mais raro e na cor azul    fluorescente escuro. Eleva instantaneamente a   proteção do jogador ao máximo de 200% em   qualquer circunstância.  Possui capacidade de   proteção superior à armadura comum, pois absorve      a metade (50%) dos danos sofridos pelo jogador.
                 

·          Super Soco (Berserk): objeto exatamente igual ao Estojo Médico, sendo na cor preta em lugar de branco. Ao ser coletado, produz uma tela avermelhada (semelhante ao momento em que o jogador é atingido por um ataque inimigo) que   dura alguns segundos. Ele não apenas restaura imediatamente a saúde do jogador a 100%, caso esteja menor, como também torna o soco (arma primária do jogador) até 10 vezes mais forte, sendo útil para destruir inimigos com pouca saúde com apenas alguns poucos golpes, como seu nome implica. O poder deste objeto durará somente até o término da missão em que for coletado.
             

·         Esfera da Alma (Soulsphere): uma esfera     cristalina na cor azul-marinho encapsulando uma    face aparentemente humanóide. Ao ser coletada,   adicionará instantaneamente 100 pontos à saúde    atual do jogador até o máximo de 200%. Caso a   saúde do jogador já esteja acima de 100%, a  esfera fará efeito somente até o valor de 200%.
               

·         Mapa Computadorizado (Computer Area Map): aparece como uma espécie de monitor de vídeo na    cor cinza com uma tela verde e botões de controle azuis. Este objeto torna nítidas todas as áreas exploradas e não exploradas (exceto áreas secretas       e outras configuradas para não serem mostradas) do mapa,  tecla Tab, facilitando a navegação. O efeito terminará ao ser completada a missão.
              
         
          Os inimigos em DOOM também serviu para fazer o nome do jogo. O jogador os encara em grandes números, no nível mais difícil (Nightmare!) é possível encontra até 12 inimigos numa mesma sala (quantidade que foi superada insanamente por Serious Sam). Existem 10 tipos de monstros (DOOM II dobra essa quantia), incluindo tanto humanos possessos quanto demônios de diferentes forças, indo desde os fracos mas onipresentes imps e Cacodemons (até os chefões de final de fase, que aguentam múltiplos ataques mesmo das armas mais potentes. Os monstros têm comportamento simples, que consiste entre andar ao redor do jogador ou atacar atirando bolas-de-fogo, mordendo, e rasgando a pele (ligados no modo kill-kill-kill), apesar de eles poderem também lutar entre si caso um ataque o outro.
         
          DOOM foi o pioneiro do modo multiplayer em jogos de tiro (viu jovens não foi Counter-Strike e muito menos Call of Duty como muitos pensam). Apesar de ser muito precário DOOM apresentava dois modos: cooperative, em que 2 a 4 jogadores lutam contra as legiões do Inferno, ou deathmatch, em que os jogadores lutam entre si.

Vou deixar alguns videos que vocês talves curtam:

Música tema de DOOM 3 uma das melhores encontradas em games
Cena do filme DOOM: A Porta do Inferno que foi feita em primeira pessoa, na minha opinião isso salvou o filme
Obrigado a todos que leram sintam-se livres para comentar e deixar dicas, não se esqueça de dar um like e compartilhar no Facebook de Twittar, pois isso serve de incentivo para nosso trabalho. É isso, muito obrigado, passem bem e até a proxima!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A influência da tecnologia no sedentarismo

ABOUT:Rock & Roll Racing