A influência da tecnologia no sedentarismo

Segundo o epistemólogo e pensador suíço Jean Piaget, a atividade intelectual está ligada ao funcionamento do próprio organismo, ao desenvolvimento biológico de cada pessoa, logo se uma pessoa se alimenta mal e ainda não faz nenhum tipo de atividade física, seu desenvolvimento intelectual não será muito bom, e terá dificuldades de raciocínio. E a tecnologia pode influenciar em outras mudanças bem como: psicológica e físicas. Física é a mais perceptível, pois se nota claramente a massa jovem se tornando cada vez mais obesa. E psicológica no sentido de que vivemos num mundo cheio de preconceito, e para piorar ainda tem um certo padrão de beleza, onde esses sedentários se sintam mal com seu corpo, e saia cada vez menos de casa.



Hoje em dia os adolescentes estão cada vez mais presos à tecnologia. A tecnologia tem sido boa por um lado, ela aproxima as pessoas, mas podem afastar ao mesmo tempo (já já explicamos), facilita a vida das pessoas de uma forma absurda, e conseguiu também prender esses jovens com joguinhos. Ali, no caso da tecnologia aproximar e ao mesmo tempo afastar as pessoas é que você pode falar normalmente com uma pessoa, diante da tela de um celular, mas se você encontrar essa mesma pessoa na rua, geralmente você fica sem assunto. A tecnologia também gera consequências no âmbito da saúde,  e da atividade física. Como? A tecnologia conseguindo prender essa massa de jovens, tem feito com que os mesmos virassem sedentários, sem fazer nenhum tipo de atividade física, desde os mais simples, por exemplo ir numa loja para comprar algo, hoje você só tem que baixar um app, ou pode comprar pela internet; ou até mesmo brincar com os amigos na rua, isso tem ficado cada vez mais raro, pra que jogar bola na rua, se todos podem baixar um "FIFA" e jogar online? Um dos exemplos mais claros que temos da utilização da tecnologia para tudo, e que alerta a sociedade na forma em que podemos ficar se persistimos no sedentarismo, é o Wall-E, onde uma sociedade é mandada pro espaço pois o lixo tem tomado conta da Terra, e na nave em que eles estão eles não fazem nada além de comer e dormir. Contudo, o sedentarismo é algo que devemos evitar, pois o mesmo pode desencadear várias doenças em nós.




Comentários

  1. DEIXEMOS O SEDENTARISMO DE LADO (TODOS X MÍDIA)

    De acordo com Jean Piaget, assim como nós pensamos, a tecnologia pode influenciar física e psicologicamente. Fisicamente quanto ao acúmulo de gorduras e aumento do número de obesos e psicologicamente quanto ao preconceito e padrão de beleza gerados. Nós viemos aqui por em xeque outras formas de indagação do sedentarismo. Cremos que ele também seja gerado pelo conforto que muitos de nós possuímos. Estamos sempre em casa com tudo o que precisamos a nossa volta. A mídia tenta persuadir todos a consumirem e assim produz um novo tipo de consumo. Ao se alimentar com os produtos expostos pela comunicação de massa há a obesidade. Ao se tornar obeso e se olhar de acordo com o padrão estético da mídia a pessoa tende a procurar a solução para este problema e o que a mídia sugere? A academia. Já paramos para pensar que essa tão "hipócrita" mídia nos dá o problema e a solução para tudo? Ela engorda a população para depois emagrecer-nos. E quando você chega na academia logo percebe novos produtos que prometem resultados magníficos, mas o valor é sempre exorbitante. Queremos mostrar que uma boa alimentação e prática de exercícios é fundamental para uma boa saúde. Não que recomendamos academia para todos, mas há vários exercícios e esportes que podem agradar a todos tanto em lazer como fisicamente. Nós, particularmente, somos amantes do vôlei. Em segundo plano o futebol e a queimada são outros dois esportes que nos atraem muito. Logo, se você deseja obter uma boa saúde e estar em forma recomendamos que procure o exercício ou esporte que mais lhe agradar. Não precisa começar exageradamente, tente dar uma caminhada até o fim da rua e sabendo de seus limites vá aumentando o ritmo. Por fim, o que queremos fazer é persuadir todos a deixarem os aparelhos eletrônicos de lado e voltarmos um pouco no tempo com as brincadeiras de pega-pega às crianças, os encontros esportivos entre amigos e que prezemos pela nossa saúde e bem-estar.

    Postado por: Vinícius Silveira, Matheus Bastos, Matheus Carneiro, Talita Oliveira, João Gabriel e Yago Hernandez (3B)

    ResponderExcluir
  2. O corpo humano precisa de harmonia para estar em perfeita condição quanto da parte mental e quanto da parte física. Com a tecnologia o ser humano deixa de fazer coisas simples da vida, pois muitas dessas coisas foram facilitadas pela a tecnologia. Por essa facilidade esquecemos de fazer as coisas simples da vida como se exercita, caminhar e encontrar pessoas. O sedentarismo leva a pessoa a só pensar no bem estar dela, pois tendo o meio de comunicação ela está por dentro do que acontece no mundo, mas infelizmente sua parte física sairá prejudicada, já que essa não irá se exercita, logo a sua parte mental também será prejudicada.
    Laís Palma, Letícia Brasil, Amanda Nunes, Bianca Pinho, Aleff Aguiar e Emely Viana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Apenas comentários com qualidade.

Postagens mais visitadas deste blog

Aleatorie vs Slack Line